quinta-feira, 31 de julho de 2014

Entenda a diferença entre as bebidas vegetais e conheça as propriedades e os benefícios de cada.


Natália Oliveira (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

  As prateleiras de supermercados e lojas de produtos naturais estão cada vez mais repletas de novos tipos de bebidas vegetais. É possível obter um “leite” fresco, nutritivo e saboroso que não seja de origem animal.Estes extratos vegetais são derivados de sementes ou cereais como a aveia, sojaamêndoas, arroz, entre outros. 

Embora não apresentem um preço muito convidativo, as opções de origem vegetal são cada vez mais indicadas em consultórios de nutricionistas. A bebida de soja atualmente é considerada a mais comum e a mais barata. Já a de amêndoas, por exemplo, é um tipo mais raro e com o preço bem elevado.
As bebidas vegetais são uma excelente opção para quem deseja variar o cardápio saindo um pouco do uso habitual do convencional leite de vaca. É indicado também para vegetarianos e para aqueles que  apresentam intolerância ou alergia a qualquer nutriente presente no leite de vaca, como a lactose e a caseína por exemplo. As bebidas vegetais também são uma excelente fonte de minerais, fibras, vitaminas e isentos de gordura saturada, a gordura ruim.
É importante ressaltar que bebidas ou extratos vegetais não podem ser chamados de leite, pois segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essa denominação é exclusiva do alimento extraído de animais.
Benefícios e uso de bebidas vegetais:
ARROZ
Depois da soja, a bebida de arroz é a mais em conta e mais facilmente encontrada. Rica emcarboidratos, podendo ser utilizada como um pré-treino, pois apresenta vitaminas do complexo B que favorecem o fornecimento de energia. Apresenta uma consistência rala e um sabor bem predominante do arroz. Pode ser ingerida pura, com café ou batida no liquidificador com nozes, amêndoas ou castanha para aumentar a concentração de proteína. Pode-se adicionar também cacau a 70% ou frutas vermelhas, aumentando seu efeito antioxidante. Algumas opções industrializadas já são enriquecidas com amêndoas, avelã e outras oleaginosas.
aveia eu atleta (Foto: Getty Images)
AVEIA

A bebida de aveia é muito indicada para quem tem um funcionamento intestinal mais lentoe para quem quer emagrecer. É a bebida vegetal que apresenta uma maior quantidade defibras, tanto solúvel, como a betaglucana, que vai reduzir a absorção de açúcares egorduras, evitando acúmulos na região abdominal, quanto insolúvel, que além de desintoxicar o organismo, melhora o quadro de constipação intestinal. 
Apresenta também boas fontes de Selênio eVitamina E que são poderosos antioxidantes, Magnésio que participa da produção de serotonina(hormônio do bem estar), Zinco fortalecendo o sistema imune e evitando a redução de massa muscular, além de vitaminas do complexo B que aumentam a disposição para a prática de exercícios. Tem um sabor bastante suave, podendo ser ingerida com café. Uma sugestão é acrescentar flocos de aveia depois de pronta para tornar a bebida mais consistente.
SOJA
A bebida de soja é a mais indicada para quem pratica exercícios por ter uma maior quantidade de proteínas de alto valor biológico. Apresenta também vitaminas do complexo B e antioxidantes. Seu consumo deve ser controlado para quem tem alterações na tireoide ou problemas de absorção de alguns nutrientes, como FerroZinco e Cálcio. Tem um paladar mais forte e encorpado, podendo ser acrescentado em frutas e cereais matinais.
leite de amêndoas nutrição eu atleta (Foto: Getty Images)
AMÊNDOAS
Dita como a preferida dos “malhadores”, a bebida de amêndoas apresenta Magnésio Cálcio, nutriente importante para a manutenção dos ossos e para o processo de contração muscular, além de vitaminas do complexo B.  A Arginina é um nutriente que apresenta grande destaque nesse extrato vegetal. Esse aminoácido apresenta um poder de dilatação dos vasos, melhorando a circulação sanguínea, consequentemente minimizando o aspecto da tão temida celulite e favorecendo a chegada de mais nutrientes e oxigênio nos músculos, melhorando o desempenho e recuperação física.  
É a bebida vegetal mais saborosa, cremosa e adocicada. Pode ser utilizada com café e outros cereais.
ESPELTA
Mais comumente conhecida como o trigo vermelho, a bebida de espelta apresenta uma maior quantidade de fibras e proteína que o trigo comum, podendo ser indicada antes de treinos mais intensos. Tem também poder antioxidante, evitando a formação de radicais livres. Paladar bastante aceito, líquido mais espesso que a bebida de arroz. Pode ser consumido como vitamina de frutas, preferencialmente gelado.
Para quem adota o uso dessas bebidas vegetais em substituição ao leite de origem animal, é importante ver a necessidade de fazer uma suplementação com Cálcio ou dar preferência ao uso dos “leites” vegetais enriquecidos com tal micronutriente.

terça-feira, 29 de julho de 2014

SÓCIO TORCEDOR: POR QUE CSA E CRB COM NÚMEROS TÃO BAIXOS!

  
  Não consigo entender o motivo. CSA e CRB juntos tem hoje um número que considero ridículo de sócios torcedores, falo ridículo pela grandeza dos dois clubes, pela história, por serem clubes centenários e os de maiores torcidas e tradição no estado. O número de sócios juntando os dois maiores clubes de Alagoas não chegam a 1500. Para se ter uma ideia, o Santa Cruz do vizinho Pernambuco tinha até o final do ano passado mais de 12000 sócios. Santa Cruz que até pouco tempo estava sem calendário, atolado em dívidas e que vinha acumulando péssimas administrações. No começo do ano os números do CSA impressionaram, mesmo com o clube parado até então, a nova diretoria e o bom momento na Copa do Nordeste motivaram o torcedor de tal forma que rapidamente mais de 2000 associados se cadastraram. Com a derrocada do time, os torcedores foram deixando de contribuir. No lado do CRB, o empecilho era o propagado estatuto, os torcedores exigiam da diretoria que o novo fosse aprovado. Hoje com calendário, estatuto, CT em construção e boas perspectivas para o futuro a diretoria espera que os torcedores entrem de cabeça no projeto e o número triplique até o final do ano. O fato é que para a grandeza e a grande quantidade de torcedores, os números são decepcionantes. O que falta?

sábado, 26 de julho de 2014

HOJE É O REENCONTRO NO REI PELÉ, VOCÊ VAI?

   
  Hoje será o reencontro da massa regatiana com o time a partir das 16:00 no estádio Rei Pelé. Será a estreia do galo no maior palco do futebol alagoano ( Por conta da punição mandou seus primeiros jogos em Coruripe ) diante do Salgueiro em uma série C que promete emoções fortes até a última rodada como foi ano passado. O CRB ocupa no momento a terceira colocação do grupo A com 11 pontos ganhos, empatado com Cuiabá e o Botafogo que abriu a rodada neste sábado. Vencendo o carcará do sertão hoje a tarde o galo chega aos 14 pontos e dificilmente deixa o G4 na virada do turno. A semana foi de grandes notícias fora das quatro linhas, como o patrocínio da caixa o ct e a liberação da maior organizada do clube e dentro de campo o time vive um momento maravilhoso, bem armado e encaixado graças ao excelente trabalho do treinador Ademir Fonseca ainda invicto no comando da equipe. O time já está definido pelo treinador com Julio Cesar, Paulo Sergio, Marcus Vinícius, Gabriel e Gleidson; Olívio, Glaydson Almeida, Alex William, Diego Rosa; Diego Clementino e Marcelo Macedo.  Hoje é dia de vestir vermelho e branco, pegar a bandeira e dirigir-se ao bairro do Trapiche, hoje é o dia do reencontro.Você vai?

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Presidentes de clubes discutem renegociação das dívidas com Dilma!

dirigentes dos times chegam ao palácio do planalto para reunião com Dilma Rousseff (Foto: Fabrício Marques)
   Representantes de pelo menos 12 clubes estão em Brasília nesta sexta-feira para discutir com a presidente Dilma Rousseff medidas para melhoria do futebol nacional. Na chegada ao Palácio do Planalto, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo, informou que a pauta da reunião será o projeto de renegociação das dívidas dos clubes.
    Em tramitação no Congresso Nacional desde novembro de 2013, o projeto, que recebeu o nome de Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (LRFE), prevê um prazo de 25 anos para que as instituições esportivas - o que não inclui apenas clubes de futebol - possam quitar suas dívidas com a União. Em contrapartida, seria adotado o chamado "fair play financeiro", em que clubes que voltassem a atrasar os pagamentos ficariam sujeitos a punições esportivas como o rebaixamento.
    Os clubes vão pedir o apoio do governo para a aprovação rápida do projeto, inclusive, sugerindo a retirada de itens que não tratem especificamente da renegociação das dívidas e que possam causar discussões mais alongada entre os parlamentares. Além da renegociação, o texto, que aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados, também trata de itens como a criação de um Fundo de Iniciação Esportiva (IniciE), mudanças na Timemania e autorização para a criação de uma raspadinha e sistemas de apostas pela internet envolvendo o futebol.  
   Outras questões da administração do futebol brasileiro, como a ideia do governo de reduzir a participação de empresários nos direitos de jogadores de futebol, não devem ser abordadas na reunião desta sexta-feira. O presidente do Flamengo pediu prioridade para a renegociação das dívidas e sugeriu a criação de um fórum permanente para discussão de outros temas. Participaram da reunião representantes dos seguintes clubes: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Paysandu, Santa Cruz e São Paulo e Flamengo.

sábado, 19 de julho de 2014

FERNANDO PAIVA DECEPCIONADO COM TORCIDA DO CRB!

 Fernando Paiva, presidente do Conselho Deliberativo do CRB (Foto: Paulo Victor Malta/Globoesporte.com)
   Com pouco mais de 600 adesões, o projeto de sócio torcedor do CRB é considerado uma vergonha pelo Presidente do conselho do clube Fernando Paiva. O dirigente do galo falou em entrevista ao globo.com que está super decepcionado com a sua torcida e tirou como parâmetro a torcida do CSA, que mesmo com o clube sem atuar tem mais que o dobro de torcedores contribuindo com o clube. Paiva falou das cobranças que sofre a diretoria diariamente e voltou a afirmar que o torcedor do galo precisa ajudar mais e não só cobrar. O fato é que os números estão realmente bem abaixo das expectativas, o galo tem calendário e luta por um acesso a série B, mas Fernando Paiva tem que entender que as promessas e o não cumprimento dos prazos referentes ao CT vem contribuindo bastante com este número baixo de sócios. Os dois lados estão devendo, e você torcedor do galo, o que diz sobre isso?

"A quantidade é tão baixa que dá até vergonha de dizer. Hoje o número está entre 500 e 600 sócios. Isso é muito pouco!" -FERNANDO PAIVA

segunda-feira, 14 de julho de 2014

"OVERTRAINING", EVITE!

mulher suada e cansada eu atleta (Foto: Getty Images)
  POR GUSTAVO LUZ!
  A partir do momento que você faz a sua primeira prova e começa a gostar daquele clima de competição, você se torna um competidor e entra em uma espécie de novo mundo. E algum tempo depois, percebe que cruzou uma linha que divide corrida para a saúde de treinamento para competição. O perigoso é que os competidores iniciantes quase sempre querem mais resultados do que é possível. O cérebro, em busca da perfeição, logo começa a exigir mais do que o corpo pode oferecer. A não ser que o seu treino seja preparado e feito de forma cautelosa e respeitando as evoluções da sua fisiologia e as variáveis do seu dia-a-dia (trabalho, sono, alimentação), você pode acabar acometido pelo mal mais comum entre os corredores – o “overtraining” (que pode ser entendido como treinar mais do que o corpo aguenta).
Em alguns corredores, os primeiros sinais de “overtraining” são fadiga generalizadadores de cabeça recorrentes, diarreia e perda de pesodesinteresse sexualperda de apetite queda do desempenho intelectual (podendo afetar o trabalho). Outros têm a sensação de que não são mais capazes de dormir com qualidade e tem problemas acordando durante a noite, não conseguem relaxar, apresentam pioras em quadros alérgicos e resfriados, além de infecções respiratórias que podem se alastrar por semanas e, às vezes, são resistentes à terapia convencional.
Na verdade, todos esses sintomas são diagnósticos. Se você se colocou em situação de “overtraining”, seu corpo foi exigido além dos limites e agora você precisa de descanso, não de treino. E, talvez, a atitude mais sensata seja esperar o seu corpo restabelecer o nível de energia necessário para que você possa voltar a competir com segurança – reduzindo sua carga de treinos ou mesmo tirando umas semanas de férias da corrida. É importante ter a percepção de que treinar demais não significa apenas aumentar o volume ou a intensidade dos seus treinos sem estar com o corpo preparado para isso. Se você está em um período da vida em que está trabalhando demais e descansando de menos, por exemplo, aquele ritmo de treino que está acostumado pode virar um excesso e progressivamente você apresenta uma piora de rendimento em treinos e provas.
Tim Noakes, um peso pesado na pesquisa sobre corrida e com décadas de experiência, sugere que as duas principais causas de “overtraining” são os treinos intensos por um período prolongado demais e uma sequência de provas em um curto espaço de tempo, sem o descanso necessário para uma plena recuperação após um esforço de competição. Pete Pfitzinger, outra fera da pesquisa na área, indica em seus estudos que a redução da intensidade dos treinos é mais importante do que a redução do volume dos mesmos quando você começa a perceber que está passando do ponto.

domingo, 13 de julho de 2014

A COPA DAS COPAS TEVE UM CAMPEÃO SUPER MERECIDO. PARABÉNS ALEMANHA!

 
  Foram 64 jogos e 171 gols, igualando a marca da copa de 98, uma média de 2,67 por jogo. Alemanha tetra campeã, Argentina vice e Holanda em terceiro. A FIFA escolheu Messi como craque da copa, Müller bola de prata e Robben bola de bronze. James Rodriguez da Colômbia foi o artilheiro, Müller chuteira de prata e Neymar chuteira de bronze. A Alemanha teve o melhor ataque com 18 gols marcados, a Costa Rica a melhor defesa, apenas 2 gols sofridos, esta Costa Rica que não perdeu na copa, assim também como Alemanha e Holanda. O Brasil foi a seleção que mais sofreu gols, tomou 14 e também sofreu a maior goleada de um anfitrião na história: 7x1. O título ficou em boas mãos, a Alemanha foi desde o começo a seleção mais organizada da copa, um time frio, taticamente perfeito e com excelente qualidade técnica, sem falar no excelente preparo físico e entrosamento, ou seja, um time que beira a perfeição. Não concordei com a escolha de Messi como craque da copa, Robben e Kroos foram melhores, Mascherano jogou mais bola. Foi uma grande copa do mundo, grandes jogos e seleções que não apostávamos chegaram com bons esquemas táticos e jogadores de boa qualidade técnica. Minha seleção da copa: NEUER, LAHM, GONZALEZ ( COSTA RICA ), HUMMELS E BLIND; MASCHERANO, KROOS, JAMES RODRÍGUEZ; MESSI, ROBBEN E MÜLLER. Valeu Brasil pela excelente copa do mundo, A COPA DAS COPAS!

quarta-feira, 9 de julho de 2014

E A ARGENTINA CHEGOU!

 ALEJANDRO SABELLA ARRUMOU  O TIME E CHEGOU NA FINAL!

   E não é que a Argentina chegou! Hoje na emoção dos tiros livres da marca do pênalti a Argentina de Alejandro Sabella eliminou a Holanda de Robben em partida disputada na arena Corinthians. Foi um 0x0 tanto no tempo normal como também na prorrogação com poucas chances de ambos os lados. Falei Argentina de Sabella mas podia ser também Argentina de Mascherano, um monstro nesta copa do mundo. Irei ficar com Argentina de Sabella por conta do ajuste que o treinador deu em sua seleção. Na primeira fase a Argentina venceu sem convencer Bósnia, Irã e Nigéria, nestas três partidas levaram 3 gols, diante de seleções frágeis, contra o Irã em certos momentos levando pressão. Em três fases decisivas ( oitavas, quartas e semi ) não sofreu gols ( Suíça, Bélgica e Holanda passaram em branco ) tudo por conta da mudança tática de Sabella. Quando Aguero se contundiu veio o primeiro passo, Lavezzi entrou na equipe e sendo um jogador mais rápido e voluntarioso, ajudou na marcação dando um fôlego a defesa. Na contusão de Di Maria aí o encaixe. Sabella escalou o bom Enzo Pérez que fez uma excelente temporada pelo Benfica e que foi campeão da libertadores com Sabella, atuando pelo Estudiantes. Com esta formação a Argentina não fica exposta, Mascherano trabalha como um terceiro zagueiro fazendo as coberturas e vem sendo um monstro nesta copa, uma seleção que arrisca pouco e joga por uma bola, até porque na frente existem jogadores como Messi, Di Maria, Aguero, Palacio e cia. O fato é que a desacreditada Argentina chegou, e chega com força nesta final diante da favorita Alemanha!

sábado, 5 de julho de 2014

SÓ OS GIGANTES!

   
   Brasil, Alemanha, Argentina e Holanda são os quatro semifinalistas da vigésima copa do mundo da história. São 10 títulos em jogo ( Brasil- 5; Alemanha-3; Argentina-2 ), só a Holanda ainda não conquistou o troféu, a laranja que bateu na trave três vezes, inclusive na última copa do mundo perdendo a final diante da Espanha. Quatro gigantes do futebol mundial, que apesar das dificuldades mereceram chegar nesta fase da competição. Na terça feira Brasil x Alemanha no Mineirão e na quarta Argentina x Holanda em São Paulo, ambos os jogos começando 17:00 e uma perspectiva de muita emoção nos dois jogos. Se fosse uma melhor de três e tivesse de apostar cravaria Alemanha e Argentina, mas como será apenas uma partida, aí a coisa muda, tudo pode acontecer, os jogos das oitavas e das quartas já mostraram isso, até porque trata-se de tradicionais seleções e com camisas fortíssimas. A Alemanha está um pouco acima das demais, tem uma equipe entrosada, taticamente beirando a perfeição, fria e que não muda seu estilo qualquer que seja o adversário, além claro de contar com valores individuais de muita categoria e um goleiro fantástico. Brasil sem Neymar é uma incógnita, Argentina sem Di Maria sofrerá bastante, mas tem um gênio que pode fazer de tudo em uma partida. A Holanda tem uma boa equipe, tem um Robben que decide e um Sneidjer que vem jogando bem. Esta copa do mundo sensacional como está sendo merecia quatro gigantes do futebol mundial na fase semifinal, VIVA O FUTEBOL!