sábado, 31 de maio de 2014

COMO TRATAR UMA DAS LESÕES MAIS FREQUENTES EM CORREDORES!

Montagem Exercício Quadril Eu atleta (Foto: Editoria de arte)
Por Raquel Castanharo, fisioterapeuta e mestra em biomecânica da corrida!

A síndrome fêmoro-patelar é uma das lesões mais frequentes em corredores, gerando dor na região anterior do joelho durante a corrida, ao descer ou subir escadas e após permanecer longos períodos na posição sentada.

Uma das origens dessa síndrome é a lateralização da patela (osso pequeno do joelho) em relação ao fêmur (osso da coxa). A patela passa a não mais se mover pelo seu trajeto anatomicamente correto, gerando pontos de pressão excessivos entre os dois ossos, o que causa dor e pode, com o tempo, gerar lesões na cartilagem.

Um dos tratamentos mais comentados para essa patologia é o fortalecimento de quadríceps (músculo da coxa), principalmente sua porção denominada vasto medial oblíquo. Porém, em muitos casos, a principal causa da lateralização da patela é um padrão de movimento inadequado no quadril, e, assim o fortalecimento dos músculos dessa região também é essencial.

Os músculos laterais e posteriores do quadril (glúteo médio, glúteo máximo, piriforme, gêmeos) exercem um papel de manutenção do alinhamento da coxa. Se esses músculos não estiverem trabalhando corretamente a coxa apresentará uma inclinação e rotação para dentro em movimentos com descarga de peso, o que provocará o deslocamento lateral da patela e o desencadeamento da síndrome fêmoro-patelar.
Alguns exemplos de exercícios para essa musculatura são:
• Elevação da perna para cima (com leve extensão de quadril).
• Elevação do joelho mantendo os pés juntos.
• Rotação do pé para dentro com elástico, mantendo a coxa parada.
• Agachamento com força para abrir os joelhos, usando elástico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário